terça-feira, 27 de outubro de 2015

Bem-vindos ao meu novo projeto: o "Blog do Maestro Arnon Oliveira"!

Olá a todos!!!

Minha trajetória como músico começou como menino cantor num coro que, mais tarde, seria o meu primeiro laboratório como regente. Num percurso de formação, e de vida, me graduei em Piano e Regência (UFMG), me tornei Mestre em Musicologia (UNIRIO) e Doutor em História (UFMG). Regi vários coros e orquestras, ensinei e aprendi muito nessas boas escolas e, sobretudo, conheci músicos e intelectuais formidáveis que partilharam conhecimento durante o caminho. 
  
Depois de anos escrevendo o blog do Madrigale, coro que rejo há 22 anos, em Belo Horizonte, me vi compelido e tentado por cantores, alunos e leitores a dar uma cara mais pessoal a essas escritas. Diferentemente do que muitos possam pensar, o "Blog do Maestro Arnon Oliveira" não é um espaço de valorização do blogueiro que vos fala, mas um canal ampliado do que eu sempre intencionei fazer até então. Resumindo: um espaço para em que a música coral seja divulgada, explicada e valorizada.
  
 Ao longo de anos, insisto na máxima de que a música - para ser apreciada completamente - tem que ser, acima de tudo, compreendida. E isso só é possível se aqueles que a realizam se dedicam um pouco a transmitir a informação para o público que o assiste. Um exemplo: falando em música coral, existem termos consagrados e que as pessoas continuam desconhecendo. O que é uma cantata, um oratório, um recitativo, um solista, um coro? O que é um conjunto vocal? Vale, realmente, aquilo que dizem ser bom em uma comunidade específica? O "coro" da minha igreja é um coro mesmo? O que é música sinfônico-coral? E por aí vai... É interessante compreender cada um desses termos. E esse blog se propõe a isso. 
  
Por outro lado, penso que um blog não deve ser somente explicativo. Gostaria que os movimentos corais fossem divulgados aqui também, com um crivo de observação para que um bom direcionamento seja feito. Sou o dono da verdade? Jamais! Mas a experiência pode (e deve) ser compartilhada, sempre com abertura para reflexões, críticas, discussões e correções de equívocos, caso aconteçam.
  
E assim eu (re)começo, ampliando horizontes e tentando ser um catalisador para um segmento que cresce cada vez mais e que precisa ser observado e respeitado. 
  
Até o próximo post! 
Um abraço, 



Arnon Oliveira



3 comentários:

  1. Muito auspicioso esse blog, Maestro Arnon! Que seja lugar para elevados encontros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, amigo-irmão Nichola Viggiano. Conto com seu auxílio e críticas. Vamos dialogar...

      Excluir
    2. Obrigado, amigo-irmão Nichola Viggiano. Conto com seu auxílio e críticas. Vamos dialogar...

      Excluir