terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Meninos Cantores de Viena

Olá!!!
Me proponho, sempre, a falar sobre coros e obras corais. Aproveitando um post dos últimos dias, no qual alguns leitores me lembraram da importância de um bom início na arte do cantar em coro, gostaria de mostrar um coro secular que tem nas vozes masculinas infantis o seu objeto principal de trabalho. No nosso tempo, quando, de um modo geral, as pessoas se satisfazem com um trabalho simplório de afinação infantil e demonstração do aprendizado de um repertório sem nenhuma pretensão, não posso deixar de sugerir que ouçam coros verdadeiros de meninos, os quais são, muitas das vezes, superiores, em excelência, a muitos coros adultos. Isso mesmo, crianças são capazes de fazer o impossível quando o assunto é “fazer música”. Nem é necessário dizer que, se têm uma infância de ótimo aprendizado coral, serão excelentes cantores quando adultos.

Como um exemplo, pergunto: quem nunca ouviu falar nos Wiener Sängerknaben? Com esse nome, quase todos responderão que não, mas traduzindo, eles são os “Meninos Cantores de Viena”, um dos mais conhecidos coros de meninos do mundo. Os garotos são selecionados principalmente da Áustria, país sede do conjunto, mas também de muitas outras nações, e são entrevistados individualmente. Eles são conhecidos por seu padrão vocal excessivamente alto. Os meninos recebem uma sólida formação musical, tendo alguns deles sido grandes compositores e regentes no restante de suas vidas. Salientam-se: Jacobus Gallus, Franz Schubert, Hans Richter, Felix Mottl e Clemens Krauss.

Na época dos grandes compositores clássicos atingiu uma perfeição antes desconhecida. Seu trabalho foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial, mas retornaram em 1924 como um grupo profissional, graças ao seu reitor, Josef Schnitt. Desde 1948 o Palais Augarten é a sua sede, com o ensino que vai da creche até o ensino médio. O coro pertence à escola onde, além de aprenderem música, fazem os estudos do ensino secundário, ou aprendem um ofício. O palácio tem todas as condições de uma escola moderna. O número de candidatos a cada ano é enorme. O coral é uma organização privada, sem fins lucrativos. Há cerca de uma centena de coralistas de 10 a 14 anos. As crianças são divididas em 4 grupos que proporcionam cerca de 300 apresentações anuais, sendo assistidos por quase meio milhão de espectadores.


Apreciem:






Nenhum comentário:

Postar um comentário