Faltam 12 dias para a Sexta-Feira Santa, dia em que
nos lembramos da morte do Cristo. Normalmente, neste dia, reflito sobre este
momento trágico e ouço as paixões de Bach. Nem todo o mundo se anima a tal,
pois, além de serem grandes para uma audição leiga, também têm o inconveniente
de serem em alemão.
Pois bem, convido àqueles que leem este post a me
seguirem numa audição conta-gotas da belíssima Paixão segundo São João. Eu
falarei aos poucos da mesma e emendarei com as traduções das partes sendo
cantadas. Para tal, escolhi uma gravação, no mínimo, inusitada: um coro
japonês, maestro japonês, com solistas europeus, e músicos de orquestra
japoneses. Que tal? Garanto que é uma execução primorosa. Se gostarem, quem
sabe não nos animemos a ouvir a Paixão segundo São Mateus no próximo ano, que é
muito maior e mais complexa. Vamos lá, comecemos imediatamente.
Como primeiro elemento, lembro que as paixões são
ORATÓRIOS. Simplificando, oratórios são óperas sem encenação, as quais eram
apresentadas nas igrejas, aos fiéis, nos dias específicos de comemoração.
Paixões = Semana Santa = Morte do Cristo.
A Paixão segundo São João, BWV 245, foi composta em
Leipzig, para a Semana Santa de 1724. Na
primeira parte, a primeira cena se localiza no Vale do Cédron. A obra tem
início com o Coro:
“Herr, unser
Herrscher, dessen Ruhm in allen Landen herrlich ist” (Senhor, soberano, teu
nome glorioso em toda a terra é maravilhoso!)
Boa audição e até amanhã.
Bach Coleguium Japan
Regente: Massaki Suzuki
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